Grand Theft Auto 4 – GTA 4

Detonados

Mais Grand Theft Auto 4 – GTA 4 detonado

Dicas e Truques

Mais dicas e truques para o jogo Grand Theft Auto 4 – GTA 4

Notas – Análise
Arena de Jogos Crítica Jogadores
10 9.5 9.3

Prós

  • História Fantástica
  • Liberty City realmente parece viva
  • Multiplayer modo permite 16 jogadores simultâneos por toda a cidade
  • Divertidos programas de TV, rádio, cenas de comédia, e dialogos
  • Controles estão bem melhores que as versões anteriores

Contras

  • Problemas ocasionais com a IA
  • Alguns problemas visuais menores

Ao sair de um barco na pele do imigrante illegal Niko Bellic enquanto o mesmo chega a New Liberty no início de Grand Theft Auto 4, percebe-se que a novidade da Rockstar North é bem especial. Sim, este é mais um GTA no qual você vai gastar muito tempo roubando carros e acabando com policiais e criminosos, mas é muito mais que isso. GTA 4 é um jogo com uma história irresistível e não linear, com um ótimo protagonista, do qual você não consegue evitar de gostar. É um jogo que ostenta vários recursos de modo multiplayer online somados ao seu volumoso story mode. Não é livre de falhas, mas sem dúvidas GTA IV é o melhor GTA até o momento.

Uma das várias coisas que separa GTA IV de seus antecessores é Liberty City, que é mais convincente como um ambiente urbano vivente do que qualquer coisa que você já viu em um jogo, e possui pouca semelhança com seu homônimo de 2001 – GTA III. A diversificada população de Liberty City tenta levar sua vida diária, aparentemente sem notar que facções criminosas então em guerra na cidade. Niko não tem tanta sorte. Ele é levado a começar a trabalhar para uma dessas facções logo que chega à cidade, quando descobre que seu primo Roman tem algumas dívidas de apostas potencialmente fatais. A experiência militar de Niko faz dele um free lancer útil para os empregadores para matarem-se uns aos outros, e apesar de sua relutância em aceitar ordens ser frequentemente aparente, ele faz o que lhe é mandado na esperança de que completar as missões por causa da vontade alheia lhe forneça os meios para realizar a sua própria.

GTA 4
Liberty City mudou muito desde 2001.

Na verdade, Niko não tem que fazer tudo que lhe é mandado. Em diversas ocasiões, de acordo com o desenrolar da história, você enfrentará decisões que lhe permitem escolher entre fazer o que acha certo ou seguir cegamente instruções. Você não tem que necessariamente matar determinado alvo se ele/ela prometer desaparecer, mas você tem que optar entre o risco de seu empregador descobrir contra a possibilidade de a pessoa cuja vida foi poupada mostrar-se útil mais tarde no jogo, ou até mesmo ter trabalho para você como missões bônus. Dizer qualquer coisa mais específica seria estragar um dos recursos mais interessantes de GTA IV, mas basta dizer que cada decisão tem sua conseqüência, e você provavelmente vai querer jogar pelo menos duas vezes para ver as alternativas.

O Story Mode de Gran Theft Auto IV pode ser fechado em menos de 30 horas, mas há tantas missões paralelas ao longo do caminho que é possível confortavelmente dobrar esse tempo, se você não estiver com pressa. A maioria das missões envolve tarefas como fazer entregas e/ou matar pessoas, seguindo o mesmo estilo dos jogos anteriores. Dito isso, a maioria das missões são muito mais fáceis nessa edição, parcialmente devido a Niko ser um assassino muito mais eficiente do que seus antecessores, e também porque aparentemente LCPD tem coisas melhores a fazer a caçar um imigrante ilegal que está acabando com indesejáveis ao redor da cidade. Algumas das missões mais criativas da história incluem um seqüestro, um assalto a banco e uma entrevista de emprego. As cenas em cinematic associados às missões são soberbamente apresentados e são seqüências nas quais os personagens realmente chamam a atenção. Sem exceções, os personagens são caracterizados por ótimos animação e trabalho de voz, e feições soberbamente expressivas. Não são sempre tão impressionantes quando se juntam a você em uma missão e recusam-se a fazer o que deveriam (por exemplo, não segui-lo em uma missão de escolta ou falhar em uma negociação). Ainda assim, esses problemas são poucos e não importantes, e são menos doloroso por causa da nova opção de “replay mission” que lhe é apresentada sempre que falhe.

Novas habilidades no arsenal de Niko incluem escalar quaisquer cercas e paredes nas quais consiga encaixar o pé, mover-se ao longo de bordas e, o mais importante, esconder-se atrás de objetos. A habilidade de manter-se perto das paredes, carros estacionados, e coisas do gênero ao toque de um botão faz uma enorme melhora no manuseio de armas em GTA IV em comparação aos jogos anteriores, e, acompanhados do novo sistema de mira, também fica muito mais fácil. Os inimigos raramente são espertos o suficiente para aproximar-se de você enquanto está escondido, e visto que é possível travar a mira mesmo estando escondido, tudo que se tem que fazer é esperar até que eles mostrem suas cabeças e então eliminá-los com o mínimo de esforço. Travar a mira nos inimigos (lock-on) acerta seus troncos por definição, mas pode-se usar o botão direcional analógico da direita para ajustar o alvo e matá-los mais rapidamente com um ou dois tiros na cabeça. Jogar sem usar o recurso de lock-on torna as coisas um pouco mais difíceis, mas você precisará dominar a técnica para assim poder atirar às cegas quando em posições que não lhe permitam colocar sua cabeça para fora com a finalidade de alinhar o tiro.

GTA 4
Ele é uma arma de aluguel, mas Niko Bellic é o melhor protagonista de GTA até agora.

Dada a quantia de encrencas que você vai se meter com o decorrer do jogo no Story Mode, é inevitável que a polícia se envolva de tempos em tempos, mesma quando sua presença não está pré-definida pela missão. Os policiais de Liberty City respondem rapidamente quando você recebe entre uma e seis estrelas, mas não chegam nem perto de serem tão difíceis como seus antecessores nos GTA’s anteriores. Eles não dirigem tão rapidamente quando o estão perseguindo, raramente montam bloqueios na pista, e você terá que explodir praticamente um quarteirão inteiro antes que o FIB (não, não é um erro) aparecer. Além do mais é dada a você uma injusta vantagem com o seu GPS; quando ele não está sendo usado para traçar uma rota para qualquer ponto de sua escolha, ele se transforma numa espécie de “radar de policiais”. Qualquer momento que você tenha um problema com a polícia, seu GPS mostra as localizações exatas dos carros de patrulha e dos policiais a pé na sua área, e destaca do mapa uma área circular (centrada na sua última localização conhecida), onde eles concentram a busca. Para escapar, tudo que você tem que fazer é sair da área de busca e evitar ser visto por mais ou menos 10 segundos, que é mais facilmente conseguido encontrando um local seguro e permanecer por lá. Não é um sistema ruim em teoria, mas, na prática, faz com que fugir da polícia seja muito fácil, principalmente se o seu nível de “procurado” é baixo e a área de busca é ainda pequena.

Quando não estiver em missões para criminosos, participando de rachas, roubando carros, ou causando encrenca aleatoriamente, você verá que há muitas oportunidades de se distrair em Liberty City. Algumas dessas atividades opcionais oferecem recompensas que podem ser úteis em missões mais tarde, outras são apenas uma forma divertida de matar o tempo e absorver mais do magnífico humor de GTA IV. Por exemplo, você pode assistir televisão, ouvir a várias estações de rádio, assistir a alguns shows realmente engraçados (incluindo algumas peças de nome) em cabarés e clubes de comédia, e ainda usar um computador para navegar na internet interna do jogo.

A internet de GTA IV é repleta de spoofs (tipo de sátira com sites e programas reais) de todos os tipos de sites da internet que você só olharia por acidente ou se soubesse que não corre risco de ser pego. Alguns deles podem ser encontrados ao clicar em links de spam, assim como outros anúncios encontrados nas páginas de busca. Há várias coisas divertidas para encontrar se você passar algum tempo em cyber cafés “TW@”, mas o site mais interessante é, de longe, o de uma agência de encontros, através do qual você pode conhecer mulheres que, se gostarem do seu perfil, sairão em encontros com você. Ter encontros e socializar-se com amigos é algo com o que você pode gastar muito ou pouco do seu tempo, e apesar de as pessoas que você conhecer poderem ser carentes ao ponto de serem irritantes, mantê-las felizes invariavelmente lhe será benéfico de algum modo.

GTA 4
O novo sistema de cobertura faz os tiroteios bem mais fáceis aos jogos anteriores.

Manter amigos e namoradas felizes significa passar algum tempo com eles fazendo coisas que eles gostam, e todos têm personalidades diferentes. Alguns amigos gostam de juntar-se a você para jogos como boliche, bilhar ou dardos, assim como outros preferem sair para comer algo, ficar bêbados ou ir a um show. Obviamente que namoradas são mais difíceis de agradar do que amigos em geral, e suas opiniões são influenciadas não apenas por coisas como se você as busca na hora certa, onde as leva, ou o quanto você tenta a sorte quando vai deixá-las em casa, mas também por vários outros fatores mais sutis. Elas comentarão sobre coisas como o seu carro, como você dirige e as roupas que veste. Inclusive notarão se você veste a mesma roupa em dois encontros consecutivos, apesar de que nem todas ficarão incomodadas com isso. As recompensas de quando um personagem gosta e você varia de acordo com quem ele é. Sem querer entregar nada específico, ser amigável com um advogado pode ser muito útil quando em encrencas com a polícia, por exemplo, e ter um(a) enfermeiro(a) como amigo(a) pode salvar sua vida.

Você vai se manter em contato com suas namoradas, amigos e alguns de seus inimigos usando um dos grandes novos recursos de GTA IV: um telefone celular. É difícil acreditar como algo tão simples como um celular poderia acrescentar tanto a um jogo como esse, mas é implementado de forma que é difícil imaginar um dos pontos seguros de Niko sem isso. Se você já usou um celular na vida real, não terá problema algum em operar este, visto que é controlado pelo direcional e um único botão, é fácil ligar para conhecidos ou atender chamadas enquanto estiver dirigindo. Não há problemas no sistema de comunicação para ter que lidar; é simplesmente escolher o amigo para o qual ligar, sobre o que você quer falar (pode ser trabalho, uma atividade divertida, ou pedir um favor) e depois, assumindo que ele ou ela atenda ao telefone, a conversa se desenrola. Receber chamadas é ainda mais fácil, apesar de às vezes acontecerem em momentos inoportunos (ou divertidos); ouvir o seu celular interferir no sinal de rádio é a menor da suas preocupações em comparação com a possibilidade de uma namorada ligar enquanto você estiver com uma prostituta, ou no meio de uma troca de tiros com a Máfia. A propósito, novos ringtones e visuais poderão ser comprados via a internet interna do jogo, resultante da incrível atenção a detalhes que você passará a não dar valor enquanto segue jogando.

Para dar uma idéia de quanto pensamento foi gasto na confecção de GTA IV, até o ato de roubar um carro, ainda conseguido através do aperto de um botão, pode resultar no acontecimento de inúmeras coisas. Se a porta estiver trancada, o que geralmente é o caso, Niko vai quebrar o vidro com seu cotovelo ou pé para entrar. Dentro do carro, pode ser necessária ligação direta para ligar o motor; pode-se acelerar o processo apertando os botões laterais do controle. Se o carro tiver alarme, ele soará por vários segundos e seguirá com seus faróis piscando – praticamente implorando para algum policial da redondeza perseguí-lo. Roubar carros com motoristas e/ou passageiros abre muito mais possibilidades, o mais divertido disso é que alguém (possivelmente você) ficar com um braço preso na porta e ser arrastado enquanto o carro acelera.

GTA 4
Amigos em GTA 4 vem com benefícios.

A maioria dos veículos em GTA IV, como nas versões anteriores, têm uma direção muito livre, o que facilita para se fazer curvas em “U” à La Hollywood, derrapar enquanto vira esquinas e coisas do gênero. É possível passar por quase todas as missões sem violar uma lei de trânsito sequer, se você realmente assim quiser, mas é possível escapar impune (e será muito mais divertido) se você dirigir como um lunático, desde que não colida com viaturas da polícia ou atropele muitos pedestres. Um toque elegante é que enquanto estiver dirigindo com a câmera padrão, ela é posicionada a alguns metros do pára-choque do carro com centro em você e não sobre o carro, oferecendo o equivalente veicular de uma visão sobre o ombro. Quando estiver no controle de algum modelo esportivo, a câmera se posicionará mais próxima ao chão, aumentando a sensação de velocidade.

A direção dos veículos é difícil de falhar, esteja você em um carro esportivo, um caminhão de lixo, uma motocicleta, uma lancha, ou um helicóptero. No entanto, enquanto estiver dirigindo, você pode notar um estranho engano, que é uma constante desde GTA III: assim que estiver no controle de um determinado veículo, é possível encontrar o mesmo veículo nas estradas com uma freqüência muito maior. Não é grande coisa, e não interfere na jogabilidade, mas é um pouco frustrante que você entre em um dos veículos mais incomuns do jogo – por exemplo, o equivalente a uma Ferrari ou uma caminhonete – e, de repente, descobre que a cidade está repleta deles. Essa falha é bem comum em alguns dos modos de multiplayer também, apesar de que você provavelmente estará muito ocupado, procurando por outros jogadores para reparar nisso quando estiver em sua empreitada online.

Ficar online em GTA IV não poderia ser mais fácil. Você simplesmente tem que escolher o modo multiplayer em seu celular, escolher em que tipo de modo multiplayer você gostaria de ser o host ou de se juntar, depois entre em uma sala de espera e aguarde o início do jogo. Não será entediante como parece olhar a lista de nomes enquanto espera, no entanto, porque quando você entra nesse salão, você realmente entra numa versão online de Liberty City, na qual você e mais de 15 outros jogadores estão livres para fazer qualquer coisa. Há armas dispersas por todo o lugar para assegurar que as coisas não fiquem muito amigáveis por muito tempo.

GTA 4
A polícia raramente está longe, mas normalmente é fácil de se escapar deles.

Há mais de uma dúzia de modos multiplayer diferentes para se escolher, e apesar de alguns deles serem variações com temas similares, certamente não há falta de variedade. Como host de uma sessão multiplayer, você também tem a liberdade de personalizar os tipos de jogo com variáveis, como fogo amigo, a presença da polícia, conjunto de armas, níveis de tráfego, funcionalidade do radar, e muito mais. Você pode escolher onde seu jogo ocorre, considerando que seu jogo pode ocorrer em alguma ilha específica de Liberty City ou através de todo o mapa.

Até mesmo modos convencionais de 16 jogadores, tais como Deathmatch Mode e Race Mode parecem bem diferentes de qualquer coisa que você já jogou. E junto com esses, há modos baseados em objetivos nos quais você é encarregado de completar missões similares às do modo Single Player: um time baseado nos Modos: Cops ‘n Crooks Mode (“modo mocinhos e bandidos”), Turf War Mode (guerra entre criminosos no qual as equipes disputam o controle de determinado território), Carjack Mode (três missões de cooperação entre até quatro jogadores), e muito mais coisas. Com o grupo certo, não há razão para que você não se divirta aos montes com cada modo disponível. Nós tivemos alguns problemas e atrasos na taxa de frame que fizeram com que outros jogadores e seus veículos pulassem na tela às vezes, mas de uma forma geral, o modo online de GTA IV é um verdadeiro deleite. Um toque especialmente elegante é que, como passageiro no veículo dirigido por outro jogador, você pode marcar caminhos no GPS para que seu colega use um mapa que rastreia os outros jogadores e seus objetivos.

GTA 4
Jogos Multiplayer são uma oportunanidade para 16 jogadores se juntarem em Liberty City.

Se você estiver imaginando as diferenças entre as versões do PS3 e o Xbox 360 de GTA IV, a verdade é que não há muitas. A versão do PS3 só pode ser jogada depois de uma instalação obrigatória, que demora cerca de 10 minutos, e seus tempos de carregamento são um pouco menos freqüentes e mais curtos como resultado. As aparências, que nem sempre se mantêm ante uma análise mais rigorosa mas são impressionantes durante o jogo, são parecidas e mostram os mesmos enganos (sombras cintilantes, por exemplo) em ambos os consoles. Da mesma forma, o áudio, ao qual pode ser atribuído boa parte do crédito por Liberty City parecer tão viva, é excepcional, independente de qual console você tiver e quantos alto-falantes estiverem ligados ao mesmo. Como esperado, o soundtrack de GTA IV está repleto de músicas licenciadas e, diferente de outros jogos que poderíamos citar, não impõe informações sobre o artista ou a música goela-a-baixo com janelas de pop-ups que tiram o valor do jogo. No entanto, se você quiser tais informações, pode-se simplesmente discar a um serviço de reconhecimento de sons em seu celular e, após alguns segundos, receba-as na forma de mensagens de texto. Genial.

No caso de você ainda não ter adivinhado, Grand Theft Auto IV é um jogo que você simplesmente tem que jogar. O Single-player, o qual você ainda pode jogar após ter completado a história, é de longe o melhor de toda a série, e os recursos de multiplayer são tão bons que provavelmente você não terá problemas em encontrar pessoas para jogar por muitos meses. As falhas mínimas que você encontrará não são mais difíceis de ignorar do que nas versões anteriores de GTA, e elas são superados pelos recursos que vão te impressionar e surpreender cada vez que você pensar que já viu tudo que o jogo tem a oferecer. Há muito que se ver em Liberty City, então é melhor você começar logo.


Comentários

  1. warley disse:

    :w00t: to louco para jogar gta4, estou ate sonhando em jogar esse gta. eu sou um grande fã da rockstar games eu amo gta´s :heart: muito bom, para mim é o melhor jogo do mundo amo muito ! fa :biggrin: low

  2. vinyciusgavazzi disse:

    melhor jogo que eu joguei! eu tenho um play 3 e adoro jogar GTAIV :biggrin:

  3. felipe disse:

    meu pai foi para a cidade trocar gta4 de ps3 no just cause 2 eu adoro jogar ele mas eu nao tenho

  4. Marcos disse:

    Eu adoooro gta 4 e vou comprar para PS3 !
    Eu vou jogar no modo multiplayer (se não precisar de internet!)
    E se precisar de conta na PSN eu ja tenho !
    Amendoim147 :D

  5. DIEGO disse:

    CARA ESSE JOGO E UM MAXIMO ONTEM EU ZEREI :biggrin:

  6. joao disse:

    :ninja:
    :pinch: :happy: :cool: :cwy: :dizzy:

  7. guilherme disse:

    como faz para sequestrar uma pessoa qualquer sem ser fazendo uma missao?

  8. monique disse:

    O gatoto ãã

  9. joao pedro regente disse:

    Eu ja joguei online muito daora


Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

=> Seu comentário será avaliado pelo moderador antes de ser aprovado.